quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ou Tudo ou Nada
(The Full Monty, - 1997)


Direção: Peter Cattaneo

Com: Robert Carlyle, Mark Addy, William Snape, Steve Huison, Tom Wilkinson, Paul Barber, Hugo Speer

Sinopse: Seis trabalhadores desempregados ficam tão desesperados que, apesar de não formarem um grupo de homens sexualmente interessantes ou serem bons dançarinos, decidem fazer um show de striptease, no qual se mostra tudo.


Um dos melhores filmes de 1997! E, por que não, um dos melhores já feitos.




Apesar de não ter uma equipe conhecida, um elenco conhecido é uma grande revelação sobre a qualidade dos atores. Roteiro de Simon Beaufoy é brilhante (Simon ganhou em 2009 Oscar de melhor roteiro por Quem quer ser um milionário?), Peter Cattaneo não dirigiu nada de muito sucesso, seu ultimo filme de "destaque" é O Roqueiro (The Rocker), e quanto ao elenco temos Robert Carlyle (Trainspotting / Eragon), Mark Addy que só ficaria conhecido por seu papel de Fred Flintstone e claro Tom Wilkinson, talvez o mais conhecido à época.

A história é como esta na sinopse, simples assim. Vai do ponto A ao ponto B, e assim a historia corre, sem interrupções, sem chatice. O único plano de fundo são os problemas pessoais de cada um do grupo, mas passa de uma forma leve e sem muito aprofundamento em cada um.




Comédia inglesa de primeira, que algumas pessoas não conseguem digerir, mas com um humor inteligente afiadíssimo. Gaz (Robert Carlyle) é extremamente engraçado sem precisar falar nada, só de olhar pra ele ficamos com aquela cara de "What The Fuck", sem contar os outros personagens que são engraçados a sua forma, e juntos conseguem se completar.


Não há como ver esse filme sem perceber a trilha sonora maravilhosa que tem, ótima escolha nas músicas como na trilha em si. A trilha que é engraçada por si só, independente do momento do filme e em cenas totalmente sem noção. Quanto às músicas, ótima escolha para "Hot Stuff" de Donna Summer que não tem como essa musica não grudar na mente! Sem contar a mais clichê de todas, mas dessa vez totalmente de acordo com a letra e a cena (Terão que assistir para saber) "You can't leave your hat on" de Joe Cocker!


Com uma história ótima, atuações boas, trilha maravilhosa e humor de primeira, este é Ou Tudo Ou Nada, deixem o preconceito de lado e se deliciem com essa comédia/musical inglesa!

Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

5 comentários:

  1. Não vi este filme! Mas esta cena já é considerada um clássico! Já vi várias vezes em especiais de cinema! Só não sabia a qual filme pertencia!!! E pensava ser mais antigo, 1997 é pouco tempo!

    ABraÇO

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi também algumas cenas desse filme e pensava que ele era muito mais antigo. Pensei que fosse da década de 80 ou ainda antes!
    Nunca o vi, mas certamente vou fazer isso depois dessa resenha. Não parece ser comédia escrachada, então possivelmente vou me divertir vendo.
    Tom Wilkinson? Não o imagino tirando a roupa sensualmente!
    saihsaihsaJSAJOSAJOSAJOSAJSAOihsahisahisaih

    ResponderExcluir
  3. O mal das comedias inglesas é que nem todo mundo tem o mesmo humor. Já vi pessoas ofendidas com piadas hilarias.
    Bem, Bruno, espero que esse não seja o unico filme para ver antes de morrer por senão eu já posso "caput".
    Gostei da ideia, uma lista prévia seria de grande ajuda tbm.
    abraço - gostei da variedade dos filmes.

    ResponderExcluir
  4. Bones, se vc der uma descida na barrinha a direita vai reparar que temos um marcador chamado Clássicos do Cinema , e até agora já publicamos 14 filmes.

    Como vc pediu segue a lista:(Planeta dos Macacos, Titanic, Exorcista, Coração Satânico, Acossado, Hospedeiro, Possessão, Alphaville, Férias do Sr. Hulot, Guerra do Fogo, Eu Sei Que Vou te Amar, WALL-E, Chinatown e Ou Tudo Ou Nada).

    Em breve mais alguns clássicos vão entrar na sessão.

    Obrigado pela participação e por favor, se tiver sugestões pra essa, ou pra outra sessão, nos mande. Abraço

    ResponderExcluir