terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gato de Nove Caudas - Especial Argento


Dario Argento entrega com enorme competência seu segundo filme, o intrigante O Gato das Nove Caudas.


Continuando em sua trilogia dos animais iniciada com Pássaro das Plumas de Cristal, Dario nos leva a mais um passeio pelo macabro, pelo suspense e pelos assassinos de luvas de couro.






Nesse filme encontramos o jornalista Carlo Giordani (James Franciscus, um dos atores mais sub-valorizados do cinema) e ex-jornalista cego Franco Arno (o bad ass Karl Malden) que se juntam para encontrar um serial killer. Durante a investigação , os dois descobrem o envolvimento de um famoso laboratório com a trama de assassinatos dos mais importantes cientistas do lugar.





Um destaque fundamental do filme é a magnífica trilha sonora a cargo de Ennio Morricone, que se destaca com o tema central melancólico e belo. Algumas sequências são muito bem realizadas, em especial a que envolve a tumba num cemitério, a primorosa perseguição pelos telhados e a tensão que o diretor cria usando uma estranhíssima “trouxinha” de leite.

A interação entre os dois personagens principais é muito bem realizada, porém a história perde terreno em alguns aspectos básicos dos suspenses de “caça ao assassino”. Em nenhum momento Argento aguça nossa curiosidade ou deixar pistas sobre a verdadeira identidade do criminoso, e quando o mesmo é revelado ao público , temos até de nos esforçar para lembrar quem de fato é o personagem.






O próprio diretor desgosta da edição final do filme e tenho que concordar que o filme não agrada em seu todo.

Diferente de Pássaro, nesse Argento apesar de utilizar de boa parte do seu arsenal de variações de estilo, sente a falta do bom roteiro elaborado no filme anterior, o que seria corrigido em seu filme seguinte.






O Gato em Imagens:









COTAÇÃO GIALLO: 3/5

4 comentários:

  1. COOOKIIE COOOKIE!

    Passei a gostar mais desse filme depois reve-lo, e é otimo, mas é o que menos gosto da trilgia. Four Flies on Grey Velvet ruleia.

    ResponderExcluir
  2. KVN ... concordo com vc, na segunda vez que vi gostei mais (tanto que dei uma "consertada" no texto depois) mais As Moscas são eternas rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi nenhum filme do Dario Argento, então não sei o que falar sobre o pássaro e o gato - assim como provavelmente não saberei o que falar sobre os próximos filmes dele que virão.
    Devo correr pra locadora e pegar esses filmes, né?

    ResponderExcluir
  4. Lues, esse em especial vc acha (e baratinho) na 2001 vídeo. 14,90... locação eu não sei. Talvez o último dele vc ache (se chama Giallo e saiu esse ano), quanto aos mais antigos, se vc for a uma locadora daquelas menores , e que primam pela variedade em detrimento da quantidade talvez ache. O mais comum é achar em vhs ou pela net rsrsrs.

    ResponderExcluir