segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

História de Cinema: Máquina Mortífera

Até então conhecido pelos filmes do Superman, Richard Donner, que também dirigiu o clássico da sessão da tarde Os Goonies, traria ao mundo em 1987 um dos filmes pioneiros em ter como base uma dupla de policiais.



Chega ao mundo o primeiro filme da série Máquina Mortífera!




Com a dupla de atores principais em alta, Mel Gibson estava no auge, terminara a saga de Mad Max e Danny Glover que vinha de A Cor Púrpura formam a melhor dupla de policias já feita: Martin Riggs & Roger Murtaugh.


O primeiro filme basicamente conta como Riggs e Murtaugh tornam-se parceiros, os quais têm temperamentos totalmente diferentes. Riggs estava prestes a sair da polícia por ser considerado louco, não era por menos, acabara de perder sua mulher assassinada, enquanto Murtaugh um policial mais experiente, com família e filhos, pega mais leve nas situações, pois está querendo, e muito, se aposentar.




Juntos tentam desmantelar uma quadrilha internacional de traficantes veteranos do Vietnã. O filme é excelente, na minha opinião o melhor da série.


O filme não ganhou sua continuação pelo sucesso, que ajudou também, mas porque era programada a rodagem de 2 filmes para a série. E assim em 1989 estréia Máquina Mortífera 2!


Como programado o elenco é o mesmo, com o acréscimo do excelente Joe Pesci, que no ano seguinte ganharia o Oscar por Os Bons Companheiros. Neste com o mesmo tema policial, o qual tem de proteger Leo Getz (Joe Pesci) e ao mesmo tempo tentam desmascarar o envolvimento de diplomatas sul-africanos que utilizam-se de sua imunidade para cometer crimes.


O filme é marcado pela aproximação, quase que familiar, como irmãos, de Riggs e Murtaugh. Joe Pesci está ótimo, não há como não rir quando ele abre a boca, tem uma voz muito engraçada, assim como seu personagem que começa se achar policial e fica "puxando o saco" da dupla.




Também vale destacar que a série começa a utilizar de efeitos melhores, pois teve um orçamento maior, bem como a implantação de mais humor, culminando com a cena em que Murtaugh fica preso na privada por causa de uma bomba!


A série terminaria aqui, onde na cena final Riggs é atingido por tiros e teoricamente morreria dando fim a série com um final triste, entretanto com seu orçamento de 30 milhões e rendendo 4 vezes mais (Apenas no EUA), ganhou mais um filme devido ao tremendo sucesso da franquia.


Novamente com o mesmo elenco, e Joe Pesci entrando no cast, em 1992 Máquina Mortífera 3, para a maioria, o melhor filme da série, Riggs e Murtaugh investigam uma quadrilha que rouba armas da polícia.


Neste é marcado por ser a última semana de trabalho de Murtaugh, pois irá, finalmente, se aposentar. Entra no elenco para somente este filme, a principio, a bonitona, mas má atriz, Rene Russo que faz a investigadora Lorna Cole, que é tão durona quanto Riggs.


Também marcado por situações cômicas, e como plano de fundo o affair entre Riggs e Lorna, o filme se desenvolve de forma comum, mas não tão brilhante quanto os 2 primeiros.




Devido a proximidade entre Riggs e Murtaugh, no final pela amizade, Murtaugh não se aposenta. Neste Getz (Joe Pesci) tornou-se amigo da dupla, entrando nas situações dando um tom humorístico.


A franquia originalmente terminaria aqui, mas como sempre há um “porém”. Seis anos depois em 1998, devido ao enorme sucesso, e a mística de 10 anos do 1º filme, chega ao mundo o fraco Máquina Mortífera 4!!!


A única coisa que tem de bom nesse filme é o poster. De resto a história é muito fraca, é uma tentativa frustrada de tentar alcançar à mesma qualidade dos anteriores. Mel Gibson estava já na fase decadente, Danny Glover já não era mais tão famoso assim, o mesmo acontece com Joe Pesci e Rene Russo.


Essa é a única virtude do filme, que é a maior da franquia: O elenco e o diretor são os mesmos em todos os filmes, inclusive os filhos de Murtaugh, interpretados pelos mesmos atores desde crianças. Desta vez eles são promovidos a capitães e investigam uma quadrilha chinesa (total clichê) que traz trabalhadores chineses e os vendem como escravos.




O pano de fundo do filme corre 2 coisas que desviam um pouco o foco da história: Murtaugh vai ser avô e Riggs pai. Lorna (Rene Russo) grávida aparece pouco no filme, assim como Getz (Joe Pesci). O maior ponto negativo é, como em todos os outros filmes que fez, Chris Rock que interpreta o policial Lee Butters que é genro de Murtaugh.


O ponto alto do filme é a excelente atuação de Jet Li que interpreta o perigoso, e vilão da história, Wah Sing Fu. Papel este que originalmente foi oferecido a Jackie Chan que recusou fazer o papel de vilão. Vale lembrar, também, que é a primeira aparição de Jet Li em produções americanas.


A série que deu idéia para todos os outros filmes conhecidos do gênero (Hora do Rush / Bad Boys) é magnífica. Tem ponto altos e baixos, uma das melhores já feitas. Quatro filmes que valem a pena serem conferidos!

Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

5 comentários:

  1. Consegui comprar os dois 1ºs, faltam-m os dois ultimos, que por acaso tb nunca vi.
    Sobre os dois primeiros (os unicos que ja vi), só posso dizer que sao bastante bons, eu pelo menos gostei mesmo muito.
    Mas continuarei a prcura dos outros ultimos, para que possa comparar ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A química entre Danny Glover e Mel Gibson é perfeita e talvez seja por isso que o filme faça tanto sucesso. Muito bom.

    obs: Desculpe não estar passando para comentar com tanta frequencia, final de ano paraprofessor professor de cursinho é TRISTE!!!!

    beijo para todos da equipe que sempre postam resenhas magníficas. Amo de paixão este blog!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Máquina Mortífera" me traz uma sensação nostálgica. Os três primeiros longas da série assisti na tv, em programas como Sessão da Tarde. Ao quarto assisti no cinema com minha vó quando eu tinha 7 anos. É incrível como filmes, independentemente da nossa atual opinião sobre eles, marcam nossas vidas. Teu post despertou-me um ótimo sentimento. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu preferido é o 4, acho que por ter o melhor vilão, foi o filme que mais aluguei em vhs na minha ainda infância.

    E Hora do Rush, Bad Boys, gosto de todos esses derivados ae.

    ResponderExcluir
  5. Para quem cresceu nos anos 90 tendo um pai fã de filmes policiais como eu, essa franquia era obrigatória! Adoro!!! Especialmente a forma deles unirem momentos de comédia com ação! Danny Glover e Mel Gibson formavam uma bela dupla.

    ResponderExcluir