domingo, 13 de dezembro de 2009

Música e Cinema : Rock e Heavy Metal

A música sempre esteve presente no cinema de várias formas, entretanto o gênero Rock sempre foi hostilizado pela maioria das pessoas. Heavy Metal e seus derivados são tratados também da pior forma possível.


A partir disto, fiz essa lista que traz filmes que o centro da história é o Rock, Heavy Metal, ou qualquer que seja o gênero, mas que acompanham meu gosto musical.


The Wall (1982)
Direção: Alan Parker
Com: Bob Geldof , Christine Hargreaves , James Laurenson

Este excelente musical retrata os delírios de um rockstar em seu quarto de hotel, com a trilha sonora que é baseada no Álbum homônimo.


The Doors (1991)
Direção: Oliver Stone
Com: Val Kilmer, Meg Ryan, Kyle MacLachlan



Biografia de Jim Morrison, contando os bastidores da criação do The Doors, o sucesso e sua morte. Em minha opinião, o papel da vida de Val Kilmer, que está surpreendentemente idêntico ao Jim.


Cabeças de Vento (1994)
Direção: Michael Lehmann
Com: Brendan Fraser, Steve Buscemi, Adam Sandler



Extremamente engraçado, conta a história de uma banda que seqüestra uma rádio para ter sua demo tocada. Conta com algumas participações especiais.


The Wonders (1996)
Direção: Tom Hanks
Com: Tom Everett Scott, Liv Tyler, Tom Hanks



Não há uma pessoa que não conheça “That thing you do”, filme que gerou a expressão “One hit wonder” para as bandas de um sucesso só.


Detroit Rock City (1999)
Direção: Adam Rifkin
Com: Giuseppe Andrews, James DeBello, Edward Furlong


Qualquer coisa que venha da cabeça de Gene Simons é genial. A aventura de 4 garotos para conseguirem ir ao um show do KISS (Que é uma ótima experiência de vida!). Trilha sonora também excelente.


Quase Famosos (2000)
Direção: Cameron Crowe
Com: Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson



Auto biografia de Cameron Crowe conta os bastidores do inicio de sua carreira jornalística como repórter da Rolling Stone.


Hysteria (2001)
Direção: Robert Mandel
Com: Nick Bagnall, Karl Geary, Adam MacDonald



Biografia da banda de Hard Rock Def Leppard, também conta os bastidores de sua formação e também sobre o acidente com seu baterista que perdeu o braço num acidente de carro.


Rockstar (2001)
Direção: Stephen Herek
Com: Mark Wahlberg, Jennifer Aniston



Steel Dragon é uma banda fictícia, mas nas cenas de shows a banda é de verdade, contando com Jeff Scott Soto e Zakk Wylde. Gerou muita polêmica com a banda Judas Priest, pois apesar de negarem os roteiristas basearam-se na história de Tim Ripper Owens que cantava numa banda cover e tornou-se vocal da original. Outro detalhe também que acirrou a avença entre o filme e a banda (Judas Priest) é que no filme o vocalista é expulso da banda por ser homossexual, caso em que não foi o motivo da saída de Rob Halford, que também é.


Last Days (2005)
Direção: Gus Van Sant
Com: Michael Pitt




Apesar de não gostar de Nirvana, esse excelente filme retrata os fatos dos últimos dias de vida de Kurt Cobain.

Metal: A Headbanger's Journey (2005)
Direção: Sam Dunn


Este renderia um post somente para ele, documentário feito pelo Sam Dunn, que também é antropólogo, tenta explicar cientificamente o mundo do Heavy Metal, passando por seus primórdios, e todas as outras explicações. Com várias entrevistas, é realmente excelente. Preconceituosos de plantão têm a obrigação de assistir isto antes de falarem alguma coisa a respeito de quem gosta/ouve Heavy Metal.



Rolling Stones: Shine A Light (2008)
Direção: Martin Scorsese


Documentário sobre os bastidores da apresentação dos Stones na A Bigger Bang Tour.



Flight 666 (2009)
Direção: Sam Dunn


Novamente Sam Dunn, este documentário trás os bastidores da primeira parte Somewhere Back in Time World Tour que conta com 23 shows em 45 dias ao redor do mundo. Os bastidores da banda não são novidade para quem já viu os extras dos dvd’s de shows, mas este foca na turnê, na recepção dos fãs em países que fizeram show pela primeira vez. É algo descomunal a paixão dos fãs ao redor do mundo. Sem contar que é a única banda com seu próprio avião “Ed Force One” pilotado por ninguém menos que o Bruce Dickinson (vocal).


Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

7 comentários:

  1. Filmes que abordam cantores são sempre interessantes. Eu conheço alguns, mas dos que eu conheço, apenas três estão nessa lista - Almost Famous, The Doors e That Thing You Do. Os outros filmes são a respeito de cantores de outro gênero, como Ray Charles, Johnny Cash, Tina Turner, Loretta Lynn.
    Mas eu confesso que preciso rever aqueles três que citei e conferir alguns outros dessa lista interessante que você fez.
    ;D

    ResponderExcluir
  2. LuEs, as biografias do Ray, Cash, Tina e da Loretta , assim como a do Ritchie Vallens e do Glenn Miller (entre outras) vão entrar nas próximas partes desse especial.

    Da lista, o doc. Metal é bastante interessante, serve de guia pra quem não conhece o estilo e como ótima diversão pra quem conhece. E The Wall é sensacional, desde a história ao resultado final em vídeo.

    ResponderExcluir
  3. Tô um pouco por fora desse assunto, ainda que considere "Quase Famosos" o melhor filme já feito sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  4. Bons filmes e documentários.
    Já viu Global Metal, também do Sam Dunn?
    Tem o Anvil também que quero conferir. Não vi o Some Kind of Monster do Metallica, apesar de possuir na coleção. Tem This is Spinal Tap também.

    ResponderExcluir
  5. O gLobal é uma sequencia expandida que tem mais a questão antropologica mesmo imbutida. O Anvil eu ainda não vi mais deve ser interessante (dizem que o Dustin Hoffman chorou que nem menininha vendo o doc. e disse que nunca tinha gostado de metal antes, mas que agora ia ouvir o som do Anvil rsrs). Some Kind é bom, mas acho muito longo e muito ególatra, mas serve pra quem tem banda ... é quase um guia de como não se portar com uma banda. Spinal Tap é clássico, genial, brilhante e vai ter post mais pra frente aqui.

    ResponderExcluir
  6. Ainda tem o fofo dos Os Reis do Iê, Iê, Iê e o Sympathy for the Devil do Jean-Luc. Documentário ou filme mesmo, isso aí é praticamente um gênero só.

    ResponderExcluir
  7. Assisti à "The Wall" quando ainda não conhecia Pink Floyd muito bem, então não gostei da película. No entanto, agora que gosto muito da banda, pretendo rever esse clássico sob uma nova perspectiva. Abraço!

    ResponderExcluir