segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Phenomena - Especial Argento


Phenomena é uma experiência sensorial e imagética poderosíssima. Talvez o ápice da técnica do diretor italiano, onde ele consegue utilizar todas as suas armas de maneira eficaz.


Surreal e visualmente único na filmografia do diretor, Phenomena é um título a ser visto, revisto e analisado por diversos prismas visuais.






A história fala de Jennifer Corvino (a deusa Jennifer Connelly), filha de um famoso ator americano que viaja a Suiça (um lugar incrivelmente exótico para uma produção de suspenses e terror) para estudar em uma espécie de internato para moças. Jennifer não é uma menina “comum”. Ela sofre de crises de sonambulismo e consegue sentir e se comunicar telepaticamente com insetos.


A chegada de Jennifer coincide com o aparecimento de um serial killer que mata jovem estrangeiras de maneira brutal. O caso vem sendo investigado pelo Inspetor Geiger (Patrick Bauchau) que conta com a ajuda do especialista em insetos John McGregor (Donald Pleasence, uma lenda do cinema inglês) que com seus conhecimentos pode determinar a data da morte dos corpos (lembrem-se que o filme é de 1985, antes da descoberta do genoma, e dos testes de DNA) baseado na ação dos insetos e vermes nos cadáveres.






Argento constrói um mosaico exótico e perturbador usando esses elementos sobrenaturais e extra-sensoriais. Jennifer Connely está muito bem (ainda mais levando-se em conta sua pouca idade) e Donald Pleasence é o próprio símbolo do ator inglês clássico, preciso como uma flecha no alvo.


O filme, para ser o “chato”, tem alguns pontos negativos em especial em sua meia hora final. Apesar do desenvolvimento da trama ir muito bem, a solução final, digamos assim, é insatisfatória e pode gerar até uma ligeira irritação em não iniciados nos trabalhos do diretor.






Visualmente Argento apresenta mais uma aula impressionante na criação de climas de suspense e ao obter a atmosfera correta em todas as cenas. Sim, em todas as cenas, visualmente Argento acerta. Não a uma tomada, ou um take desnecessário em todo o filme e a fotografia é um desbunde.


Algumas sequências ficam cicatrizadas em nossa mente. Jennifer em um determinado momento do filme, vai até uma casa a procura dos corpos assassinados pelo serial killer com ajuda de uma espécie de mosca que se alimenta apenas de corpos mortos. O desenvolvimento desse trecho é fabuloso, Argento extrai tensão de um simples ônibus e do vôo de uma mosca até a revelação bombástica debaixo do assoalho da casa. Outro presente do diretor é a fulgurosa sequencia onde Jennifer tenta telefonar dentro de um túnel e acaba caindo em uma piscina formada de corpos em decomposição.






A minha favorita é de deixar Hitchcock aplaudindo de pé. Envolve a heroína Jennifer, uma sombra e um trenzinho de madeira. Quando eu achei que Argento não conseguiria me surpreender, me vejo quase pulando da cadeira nesse momento do filme.


E não podia deixar de citar a personagem mais divertida do filme, e dos personagens mais interessantes do diretor. A chimpanzé Inga , que é dos bichos mais inteligentes da história do cinema e protagoniza duas sequencias impressionantes, e é peça importante durante toda a trama.






Argento alcança um nível mais explícito no uso da violência e do sangue e a meia hora final , se desagrada pelas soluções do roteiro, é um banho (quase literal) de sangue e violência. Brilhante.


E o que dizer do nosso serial killer ? Como em todas as resenhas que faço, procuro não soltar muitos spoilers, a não ser em situações em que são impossíveis de não serem comentados.







O serial killer de Phenomena é perturbador. E não digo mais nada. Assistam e comprovem.


A trilha sonora por sua vez é um prazer para os fãs de heavy metal. O Iron Maiden está presente com Flesh of the Blade, além do Motorhead com Locomotive.


Phenomena impressiona pelos conceitos visuais do diretor, pela estética mezzo surreal em alguns momentos e por momentos de tensão profunda e de terror visual e pelo gore (ainda que leve) presente dos instantes finais.






Obs: Achei que veria Jason, do Sexta Feira 13 em um determinado momento do filme. Tentem adivinhar quando virem o filme.

Phenomena em Imagens:




















 COTAÇÃO GIALLO: 4/5

5 comentários:

  1. Final dessa obraprima ds melhores do Argento junto com o de Tenebrae.

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando o especial Argento, cada dia uma surpresa!
    Adoro as imagens que vocês colocam anexadas nas resenhas, dá mais vida a postagem uma melhor idéia de como o filme realmente é.

    ResponderExcluir
  3. kevin: Adoro Phenomena, tá no meu top do diretor. Mas eu não sou tão fã do final, porque me pareceu meio forçado o aparecimento do "exótico herói", embora a sequencia visualmente seja bem bem bem legal rsrs.

    Junia: a idéia é essa, a pessoa le o post e se não conhece o filme fica interessada pelas imagens; agente tá usando isso nas postagens dos filme pra ver antes de morrer também.

    ResponderExcluir
  4. Tá uma coisinha de doido a Connely hein? E o Argento colocando-a numa relação sexual com um besouro é a prova de que ele é doente da cabeça, huahuah.

    Enfim, considero o final de Phenomena o maior de todos os tempos, só isso.

    ResponderExcluir
  5. Luis: é verdade rsrs... o besouro soltando feromonios é sensacional. E como é bem fotografado esse filme, e como esse doente conseguiu filmar as moscas ???

    ResponderExcluir