segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Piores Filmes de 2014

Vamos começar o ano do jeito que ''todo mundo'' enxerga um sujeito que fala/escreve sobre cinema: aquele que só fala mal de tudo. Por isso, nada melhor para reforçar esse estereótipo do que fazer uma lista de PIORES filmes de 2014 com comentários ''delicados'' sobre cada um deles.


12 - Muppets 2: Os Mais Procurados
dir: James Bobin

Sabe aquela sensação de que estão tentando esticar a piada aos limites do saudável? Isso resume essa sequência mixuruca do grande sucesso Muppets, que resgatou do limbo os personagem icônicos de Jim Henson. Um monte de participações especiais novas, músicas, personagens diferentes e uma constante falta de qualidade em tudo isso. Os bonecos mereciam muito mais. 







11 - Magia ao Luar
dir: Woody Allen

Um exemplar dos mais fracos (e olha que o cara fez alguns filmes bem ruins nessa década) da carreira de Woody Allen, com uma trama que até parece intrigante no começo, mas que desemboca em uma coleção de clichês das comédias românticas mais ordinárias. 










10 - Caçadores de Obras Primas
dir: George Clooney

George Clooney consolidou sua carreira. Tanto como ator e astro, quanto como diretor/produtor. Por isso, é tão mais decepcionante que esse ''Caçadores de Obras Primas'' seja tão... nhé. Uma premissa muito interessante foi transformada em uma produção tão óbvia e que telegrafa tanto seus momentos de tensão e emoção que fica difícil gostar, mesmo contando com um elenco recheado de gente talentosa. 






9 - Pompeia
dir: Paul W.S. Anderson

Esse é um daqueles filmes alvo fácil do sujeito que fala de cinema. Blockbuster descerebrado, que pega um evento real e romantiza a situação para criar sequências de ação impactantes (que no caso nem são tão impressionantes assim) e encaixar um romance para que nos importemos com os protagonistas. Pra mim, não deu. 








8 - Transcendence
dir: Wally Pfister

Mas que coisinha mais mixuruca esse ''Transcendence''. A estreia de Wally Pfister (laureado por fotografar os filmes de Christopher Nolan) é uma tentativa de piada que ninguém achou muita graça. Disfarçado de ficção científica, a história é um clichê de médico maluco que descobre que pode controlar o mundo com seus poderes. Atuações desastrosas de Rebecca Hall, Paul Bettany e mais um tipo bizarro e mal construído de Johnny Depp.







7 - Anjos da Lei 2
dir: Phil Lord, Christopher Miller

Exagerado, chato, sem graça e com uma piada boa (e já nos créditos finais) é o caso claro de filme que de sucesso inesperado se transformou em ''monstro'' que os realizadores não conseguiram controlar. A dupla Tatum/Hill não funciona aqui e o bromance já viveu dias melhores.








6 - Tartarugas Ninja
dir: Jonathan Liebesman 

Tive de ver duas vezes (na primeira eu dormi antes da metade). As Tartarugas são um clássico dos anos 90 e todo mundo que tem entre 25 e 40 anos, conhece os personagens. Tá certo que nos quadrinhos as personagens são mais violentas e as histórias um tantinho mais sérias, mas ninguém imaginou que esse remake/releitura fosse ficar tão estranho. Ancorar sua história na limitadíssima Megan Fox foi um erro grosseiro. 








5 - Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola
dir: Seth McFarlane

Seth McFarlane pare! Simplesmente pare! Repense o que você quer fazer no cinema, por favor. Se ''Ted'' (pra mim) funcionou porque era assumidamente uma bobagem e tinha Mark Wahlberg e Mila Kunis absolutamente canastrões entendendo o que era o filme, além é claro de... graça, um componente fundamental para uma boa comédia, esse novo filme do cara se resume a uma piada (as tais maneiras de se morrer) repetida a exaustão. Como episódio especial de ''Family Guy'' talvez funcionasse, como cinema, jamais. 



4 - Noé
dir: Darren Aronofsky

Vamos entrar em terreno espinhoso aqui. Meu problema com Noé não está em sua suposta ''falta de respeito'' com as escrituras religiosas, mas com sua incapacidade de assumir um lado e mantê-lo. Noé critica a postura radical fanática que muita gente adota ao defender suas posições religiosas, mas desiste da discussão exatamente quando ela se torna mais importante, abraçando o espetáculo e redenção fácil. Adoro Aronofsky, mas aqui ele escorregou feio. 






3 - O Teorema Zero
dir: Terry Gillam

Eu sou muito fã de Terry Gillam, mas esse Teorema Zero é uma viagem de ácido que não deu nada certo. Incompreensível por boa parte da projeção, se transforma em mais um daqueles filmes que querem explicar a vida, o universo e tudo mais, sem criatividade de roteiro e se apoiando em uma estética que o diretor já apresentou em ''Brazil'' a quase trinta anos atrás. Um verdadeiro abacaxi. 







2 - 300: A Ascenção do Império
dir: Noam Murro

Não sei porque fui ver isso aqui. Não sei mesmo. Eu tinha certeza absoluta que ia encarar duas horas de porcaria CG e foi isso que recebi. Bem feito. Na próxima eu aprendo. Nem tem muito o que falar: o filme original tinha seu charme e suas qualidades. Esse aqui, tem um sujeito sem carisma como protagonista e Eva Green em modo ''bruxa-maluca'', um papel que perigosamente a atriz vem repetindo. Uma lástima. 





1 - Frankenstein, Entre Anjos e Demônios
dir: Stuart Beattie

Existem certos filmes que me provocam a sensação de incredulidade. Essa versão de Frankenstein é um desses casos. Fico incrédulo em saber que uma porcaria como essa foi concebida, produzida e lançada. Que pese o esforço notável de Aaron Eckhart em dar algum valor ao seu personagem, a impressão que tive é que dezenas de cenas do filme foram simplesmente extirpadas do produto final, transformando-o em uma coleção de cenas de ação meia-boca em uma história bobinha.


Filme hypado que não curti: "Ela"
Filme "odiado" que adorei: "Godzilla"
Guilty pleasure do ano: "Sem Escalas" e "Maze Runner"

2 comentários:

  1. e o Transformers Era da Extinção?

    Foi o pior que vi em 2014 !

    ResponderExcluir
  2. Quase entrou na lista, mas dei preferência aos filmes em que eu esperava alguma coisa e aquelas bombas colossais.

    ResponderExcluir