quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo
(The Theory of Everything, 2014)

Direção: James Marsh
Roteiro: Anthony McCarten

com: Eddie Redmayne, Felicity Jones, David Thewlis

Um dos grande abacaxis do começo do ano mas que está fadado a ser adorado por uma multidão. Com receio de transformar seu protagonista que passa por uma batalha diária para sobreviver em algo diferente de um santo, a "Teoria de Tudo" é um desperdício de uma história impressionante e de personagens que são conhecidos por boa parte do planeta.

Ao transformar Stephen Hawking é uma versão de messias da superação, o filme deixa de aprofundar em questões muito mais relevantes para a compreensão do personagem. Suas descobertas e teorias são mostradas como "mágicas de um gênio" ou como insights de uma mente superior. O trabalho duro, as dificuldades e as inspirações estão sempre em segundo plano quando comparadas ao relacionamento com sua primeira esposa.

Relacionamento esse que é tratado com tamanha reverência que fica dificil compreender o que de fato aconteceu. Naturalmente, Jane (Felicity Jones) se sente frustrada fisicamente e Stephen idem. Ao transformar esse problema fundamental em uma anedota de rodapé, o filme transforma o casal em uma dupla quase de celibatários (o que deixa o fato deles terem três filhos, ainda mais esquisito). Os casos extraconjugais ou mesmo discussões sobre os problemas comuns de um casal são deixados de lado para mostrar a genialidade de Hawking.

Adotando esse tipo de postura fica complicado compreender os personagens embora uma produção púdica assim tenha lá seu apelo, afinal "ela ficou com ele apesar das limitacões", ou "o amor vence tudo" entre outras frases feitas, que desabonam a realidade dos fatos, muito mais interessantes. Infelizmente não é acompanhando esse filme em que o esforçado Eddie Redmayne se transfigura em Hawking ao ponto de sentirmos sua dor e compartilharmos seus problemas, que vamos conhecer essa figura tão famosa no século XXI, chamada Stephen Hawking.

★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário