sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Selma

Selma: Uma Luta pela Igualdade
(Selma, 2014)

Direção: Ava DuVernay
Roteiro: Paul Webb

com: David Oyelowo, Carmen Ejojo, Oprah Winfrey, Tom Wilkinson, Giovanni Ribisi, André Holland, Tim Roth, Common, Ruben Santiago-Hudson, Colman Domingo

Esse tipo de história está sempre fadada ao sucesso já que age em nossa consciência como um despertar para a realidade. É absurdo imaginar que a menos de 50 anos (o que pra essa geração é MUUUUUITO VELHO), pessoas tinham de lutar pelo direito ao voto apenas pelo fato de terem uma cor de pele diferente. Só por nos lembrar (sempre é válido) desse fato, "Selma" já é importante, mesmo que não seja cinematograficamente tão bom como outros filmes que abordaram o mesmo tema como "Mississippi em Chamas", "A Cor Púrpura" entre outros.

É um filme certinho, com boas interpretações do elenco principal (a não indicação de David Oyelowo é uma lástima, principalmente quando Bradley Cooper em um trabalho regular levou uma das vagas) e alguns momentos verdadeiramente excelentes, principalmente os que envolvem os discursos de Marthin Luther King Jr. e sua emocionante marcha na cidade de Selma, Alabama em busca de justiça social para os negros dos Estados Unidos.

Um detalhe curioso mais bastante relevante é a forma com que o filme aborda as outras duas figuras politicamente fundamentais para o andamento da história: o presidente Lyndon Johnson (Tom Wilkinson) e o governador do estado do Alabama George Wallace (Tim Roth). Johnson é visto como um político tradicional que entra na história com receio de que isso o prejudique e que tem de dar o braço a torcer e modificar mais rapidamente as leis quando percebe que a barbárie toma conta de parte do país. Já Wallace representa legislativamente os vilões do filme ao lado do chefe de polícia racista que faz de tudo para não dar o braço a torcer e encarar que está errado.

Selma, não é um grande filme mas tem um tema que merece sempre ser debatido e que ainda consegue chocar as pessoas. Por isso, mesmo com seus problemas fica no pote dos poucos filmes bons (na minha avaliação) indicados ao Oscar esse ano.


★★★½

Nenhum comentário:

Postar um comentário